Apresentação e História
Responsáveis Técnicos
e Parceiros
Trabalhos Realizados
Licenciamento e Gestão Ambiental
Marketing, Responsabilidade
Socioambiental e Educação
Museu do Café - Fazenda São João - Piratininga (SP)
Centro de Desenvolvimento
Rural Sustentável - CDRS
Sistema de Informação Geográfica - SIG
Contato
 
Centro de Desenvolvimento Rural Sustentável - CDRS

O Centro de Desenvolvimento Rural Sustentável - CDRS é uma Fazenda Experimental, chamada Fazenda São João, localizada no município de Piratininga, região metropolitana de Bauru, interior de São Paulo. A Fazenda está situada na região do Alto Rio Batalha, uma importante área de manancial. Nela são desenvolvidos projetos de orientação para adequação ambiental de propriedades rurais e conservação da biodiversidade. Será um local para orientação, sensibilização e envolvimento dos proprietários rurais e/ou empreendedores rurais para uso de práticas agrícolas sustentáveis visando a preservação dos recursos naturais, em especial os recursos hídricos.

O CDRS será um local permanente de orientação aos proprietários rurais da região e do Estado de São Paulo. A propriedade está passando por ações de adequação ambiental, com proteção das Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais e práticas adequadas de uso do solo agrícola.

Além disso está em construção um Centro de Apoio e Recepção de Visitantes e proprietários rurais, um Empório Rural com produtos artesanais e da roça em geral, além de trilhas interpretativas que levam a atrativos naturais e locais que proporcionam a visualização das ações de adequação ambiental da propriedade.

A Importância Ambiental da Região do Alto Rio Batalha – Bauru e região

A Sub-Bacia do Alto Rio Batalha possui uma área de aproximadamente 12.500 hectares inseridos na UGRHI 16, abrangendo parcialmente os territórios dos Municípios de Agudos, Piratininga e Bauru. Neles nascem as principais nascentes formadoras do Rio Batalha, que fornecem água para uma população de aproximadamente 150.000 pessoas no Município de Bauru, através da captação superficial feita pelo Departamento de Água e Esgoto – DAE do município.

As atividades agrícolas, em especial a pecuária extensiva, a citricultura e reflorestamentos comerciais de eucaliptos vêm sendo praticadas na região sem a preocupação de garantir esse abastecimento à longo prazo e sem a aplicação de técnicas adequadas de produção, o que potencializa a degradação dos recursos hídricos e do solo.

Neste sentido a Meta Ambiental estabeleceu parceria com a ONG Fórum Pró Batalha de Bauru para implantar o Centro de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS na Fazenda São João. A área abriga importantes nascentes do Alto Rio Batalha. A ONG há 15 anos se dedica à recuperação das matas ciliares na Sub-Bacia, tendo implantado 09 projetos com a recuperação efetiva de 160 hectares e o plantio de 270 mil mudas de espécies nativas nesta região. A experiência compartilhada com o Fórum Pró Batalha é importante e torna o CDRS um importante centro de referência em adequação ambiental e desenvolvimento rural.

A região de Bauru é uma região diferenciada do ponto de vista ambiental pois está em local de transição entre áreas de Mata Atlântica e Cerrado. Abriga importantes remanescentes dos dois Biomas. Na Fazenda São João, nasce o córrego São João do Retiro, um dos mais importantes afluentes do Alto Rio Batalha. Na propriedade existem nascentes, pequenas cachoeiras e serras do divisor de águas do Rio Batalha (afluente do Rio Tietê) e do Turvo (afluente do Paranapanema). Trata-se portanto de local estratégico do ponto de vista ambiental.

O centro está aberto para estágios e projetos de cunho científico em parceria com ONGs e Universidades.

Entre em contato com a Meta Ambiental para conhecer melhor o Centro!
© Copyrights Meta Ambiental. Todos os direitos reservados!