Os Sistemas de Gestão Ambiental – SGA das Empresas procuram inserir nas empresas uma cultura de princípios de gestão ambiental, que além de otimizar a produção e diminuir gastos a médio e longo prazo, contribuem para evitar passivos ambientais, infrações e, conseqüentemente, prejuízos financeiros de proporções cada vez maiores devido à atual legislação ambiental, bastante restritiva.
Associadas ao SGA, ações de Marketing Ambiental e Projetos de Responsabilidade Socioambientais dão visibilidade a empresas preocupadas com sua imagem institucional e com a questão ambiental.
Em sua atuação, a Meta Ambiental incorpora o conceito de responsabilidade social no cotidiano de sua gestão. A prática da responsabilidade socioambiental é caracterizada pela permanente preocupação com a qualidade ética nas relações da empresa com seus diversos públicos: colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades onde estão inseridas e o poder público.
A Meta Ambiental realiza projetos na área social e ambiental em parceria com organizações não-governamentais como SOS Mata Atlântica, Cenpec, Projeto Casulo, Instituto Sou da Paz, Fórum Pro Batalha, entre outras, que contribuem para elevar a discussão da responsabilidade social e ambiental empresarial, partilhando experiências, divulgando suas práticas e projetos, estabelecendo redes de contato.
Auxiliamos sua empresa em projetos como:
O Centro de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS é uma Fazenda Experimental, chamada Fazenda São João, localizada no município de Piratininga, região metropolitana de Bauru, interior de São Paulo. Funciona na fazenda o Museu do Café de Piratininga, um ecomuseu. Um espaço dedicado à pesquisa, preservação da memória e do patrimônio histórico, educação e turismo rural. Atende escolas, empresas, poder público, pessoas, grupos e famílias interessadas em visita-lo. Conheça mais sobre o projeto no nosso site e redes sociais.
A Fazenda está situada na região do Alto Rio Batalha, uma importante área de manancial. Nela são desenvolvidos projetos de orientação para adequação ambiental de propriedades rurais, conservação da biodiversidade e turismo rural. É um local para orientação, sensibilização e envolvimento dos proprietários rurais e/ou empreendedores rurais para uso de práticas agrícolas sustentáveis visando a preservação dos recursos naturais, em especial os recursos hídricos.
O CDRS é um local permanente de orientação aos proprietários rurais da região de Bauru e do Estado de São Paulo. A propriedade tem passado por ações de adequação ambiental nos últimos 10 anos, com proteção das Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais e práticas adequadas de uso do solo agrícola
A Sub-Bacia do Alto Rio Batalha possui uma área de aproximadamente 12.500 hectares inseridos na UGRHI 16, abrangendo parcialmente os territórios dos Municípios de Agudos, Piratininga e Bauru. Neles nascem as principais nascentes formadoras do Rio Batalha, que fornecem água para uma população de aproximadamente 150.000 pessoas no Município de Bauru, através da captação superficial feita pelo Departamento de Água e Esgoto – DAE do município.
O desenvolvimento rural sustentável precisa estar no centro das preocupações das atividades agrícolas. Na região do Alto Batalha a pecuária extensiva, a citricultura, a silvicultura e plantios de cana-de-açucar estão entre as principais atividades que precisam adotar melhores práticas visando o desenvolvimento rural sustentável dessa importante área de manancial.
metaambiental@metaambiental.com.br
guilherme@metaambiental.com.br
Fazenda São João, Coqueiral
17490-001 - Piratininga - SP
Desenvolvido por Mobsite - Tecnologia para sites ©